Europa,  Genebra,  Suíça

Genebra: uma cidade histórica e moderna

Sabe aquele lugar que você sabe que existe, mas nunca imaginou que um dia estaria lá? Pois é, com Genebra foi assim. Uma viagem inesperada, mas que não podia deixar a oportunidade passar.

Algumas pessoas até confundem e pensam que Genebra é a capital da Suíça. Mas a capital da Suíça é Berna. Genebra é conhecida como a capital da paz, pois abriga aproximadamente 200 organizações internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU), Cruz Vermelha, UNESCO, UNICEF, Organização Mundial do Comércio (OMC), Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), dentre outras.

O idioma de Genebra é o francês. A moeda é o franco suíço (CHF) que é mais caro que o dólar e mais barato que o euro. E não é necessário ter visto para visitar a Suíça. Com relação ao fuso horário, Genebra está 4 horas à frente do horário de Brasília.

Estive em Genebra em final de outubro e início de novembro. Não peguei chuva, mas os dias eram bem frios. O dia mais frio fez 4°C. Nessa época do ano, os dias são curtos pois escurece cedo. As lojas de rua fecham às 18 horas e às quintas-feiras fecham mais tarde, às 20 horas.

A cidade é dividida em um centro histórico e uma parte mais nova com edifícios mais modernos. Genebra impressiona pela limpeza e organização, e é bem gostoso caminhar pela cidade. Vários passeios podem ser feitos a pé.

Com relação à segurança, li que em Genebra há pickpockets (batedores de carteira). Então, é bom ficar atento. Mas como boa carioca que sou, me sinto segura em qualquer cidade que não seja o Rio de Janeiro. E, graças à Deus, não vi e nem passei por nenhuma situação assim em Genebra.

Ponte do Mont-Blanc

 

CHEGADA

A chegada foi pelo aeroporto Cointrin que é o Aeroporto Internacional de Genebra. O aeroporto fica a 4 km do centro da cidade. No desembarque encontramos uma máquina de tickets de passagem para turistas e é de graça. Com esse ticket, que vale para trens e ônibus, temos o prazo de 80 minutos para chegarmos ao nosso destino.

 

HOTEL

Me hospedei no Hotel Bel’Esperance. É um hotel muito bem localizado (fica na parte antiga da cidade), aconchegante, limpo e com um café da manhã maravilhoso. Só pecou pelo fato de não ter secador de cabelos nos quartos. Temos que pedi-lo emprestado na recepção. Porém, em uma noite todos os secadores estavam emprestados e eu tive que dormir com os cabelos molhados. Mas, ainda assim, eu recomendo o hotel.

Endereço: Rue La Vallee 1, 1204.

Hotel Bel’Esperance

 

TRANSPORTE

No hotel, mais precisamente no check in, ganhamos um cartão, o Geneva Transport Card, que dá direito a utilizarmos o transporte público de graça durante a nossa estadia na cidade. A recepcionista do hotel preenche o cartão com o nosso nome, o período da nossa estadia e o carimbo do hotel. Temos que andar com esse cartão para o caso de algum fiscal nos pedir para apresentá-lo. No período de minha estadia, apenas um fiscal pediu para os passageiros apresentarem o cartão.

Os pontos de ônibus são daqueles inteligentes que informam através de um painel digital em quanto tempo determinado ônibus chegará ao ponto. E é impressionante a pontualidade!

 

 O QUE FAZER

  • Lac Léman (Lago Léman) e Jet d’Eau (Jato d’Água)

O Lago Léman e o Jet d’Eau formam um dos principais cartões postais de Genebra.

O Lago Léman se divide entre Suíça e França. E o Jet d’Eau fica nesse lago. Do jato são jorrados 500 litros de água por segundo a uma altura de 140 metros. Pode-se chegar bem perto do jato através de um cais de pedra à margem do lago. Porém, cuidado se a direção do vento mudar!…rs…

O jato requer um monitoramento cuidadoso. Ele é desligado por motivo de temperaturas baixas, ventos e chuvas fortes, pois pode causar danos aos pedestres, automóveis e edifícios localizados perto do lago. Em “dias normais”, o jato funciona das 10 às 23 horas.

E adivinha? Eu não vi o jato ligado… Cheguei à cidade já tinha escurecido e estava muito frio. Então, preferi ficar no hotel e deixei para ver o jato no dia seguinte. E o jato foi desligado na noite do dia em que cheguei. Tipo, fui à Roma e não vi o Papa. Mas Ok, segue o baile.

Eu não fiz, mas é possível fazer passeios de barco pelo lago. Eu preferi passear a pé às margens do lago. Em um dia claro, é possível avistar o Monte Salève e o Mont Blanc. 

Lac Léman

 

Jet d’Eau desligado

 

  • Jardin Anglais (Jardim Inglês) e Horloge Fleurie (Relógio de Flores)

O Jardim Inglês se localiza às margens do Lago Léman. Fica próximo à Ponte do Mont-Blanc, do lado do centro histórico. E bem na entrada do Jardim, está o Relógio de Flores, que é outro famoso cartão postal da cidade. E na terra dos relógios precisos, esse é o mais conhecido relógio suíço da cidade, feito com aproximadamente 6500 flores. O Monument National fica no Jardim Inglês, onde também encontramos quiosques vendendo souvenirs.

Horloge Fleurie (Relógio de Flores)

Um fato interessante que ocorreu no Jardim Inglês foi que eu e meu marido fomos abordados por estudantes da Escola de Genebra que pediram para nos fotografar para a Semana do Amor. E essa é a foto que temos de recordação desse dia:

Um dos casais escolhidos, pela Escola de Genebra, para fotografar para a Semana do Amor, no Jardim Inglês.

 

  • Baby-plage (Praia dos Bebês)

Passando pelo Jardim Inglês há uma área com quiosques de lanches e seguindo adiante chegamos até à Baby-plage. Como os dias estavam frios, a praia estava vazia.

Baby-plage

 

  • île Rousseau

 Chega-se a essa ilha através da Pont des Bergues (que é paralela à Pont du Mont-Blanc). A ilha é bem pequenina e localiza-se no meio do rio Ródano, e é uma homenagem ao filósofo e escritor Jean-Jacques Rousseau, que nasceu e viveu em Genebra. Na ilha há uma lanchonete e o monumento de Jean-Jacques Rousseau.

île Rousseau

 

  • Monumento Brunswick

É um mausoléu construído em 1879 para satisfazer as vontades testamentais de Carlos II de Brunsvique, que tinha deixado boa parte da sua fortuna em Genebra, terra onde viveu os últimos anos da sua vida.

Esse monumento também fica próximo às margens do Lago Léman, porém localiza-se do outro lado da Pont du Mont-Blanc, ou seja, fica do lado mais moderno da cidade.

Monumento Brunswick

 

  • Square du Mont-Blanc

Ao ladinho do Monumento Brunswick está a Square du Mont-Blanc. Fica no coração de uma propriedade privada, mas é acessível ao público. É uma praça bem tranquila e que rende boas fotos.

 

  • Conservatoire et Jardin Botaniques

É o Jardim Botânico da cidade. Fica um pouco mais afastado, sendo necessário pegar um ônibus. Composto por 28 hectares de plantas, árvores, flores, cursos de água e cascatas, e abriga uma coleção de 16 mil espécies de plantas do mundo todo. É um lugar lindo para caminhar, relaxar e apreciar. Funciona diariamente das 08 às 17 horas. O endereço é Chemin de L’Imperatrice 1, 1292 Pregny-Chambésy. 

http://www.ville-ge.ch/cjb/ 

Conservatoire et Jardin Botaniques

 

  • Broken Chair

É uma escultura famosa que fica na praça em frente à ONU. Trata-se de uma cadeira gigante de madeira, feita pelo artista suíço Daniel Berset, sem uma das pernas, o que simboliza a luta contra as minas terrestres.

Broken Chair

 

  • ONU

A entrada clássica da ONU é aquela com as bandeiras de vários países, uma ao lado da outra. Mas não é por aí que os visitantes têm acesso ao prédio.

ONU

Os visitantes devem entrar pelo Portão Pregny do Palais des Nations, na Avenue de la Paix, 14. É obrigatório apresentar documento de identidade válido. O preço da visita é de 12 francos suíços por pessoa.

Anualmente 120 mil visitantes fazem o tour do Palais des Nations. Segundo o site da ONU, os passeios estão disponíveis em 12 idiomas e duram de 45 minutos a uma hora. Antes da minha viagem enviei um email à ONU perguntando se havia visitas guiadas em português ou espanhol. E me responderam informando os dias e horários do tour somente em espanhol.

Só é necessário fazer reserva se o grupo for de 15 pessoas ou mais. O email para realizar reservas é o seguinte: visit-gva@un.org

As visitas guiadas acontecem de segunda a sábado nos seguintes horários:

Manhãs: 10:30 e às 12:00

Tardes: 14:30 e às 16:00

Na entrada passamos por um esquema de segurança com raio X. Então, para evitar atrasos, é bom chegar com pelo menos meia-hora de antecedência. Na entrada tiram uma fotografia nossa e na hora a gente recebe um crachá para realizarmos a visita.

A programação das visitas pode ser afetadas pelas reuniões que acontecem no Palais des Nations. Assim, algumas salas podem não estar acessíveis. Então, dependendo da agenda diária de reuniões, o que a gente vê na ONU:

– Sala dos Direitos Humanos e Aliança das Civilizações, decorada pelo famoso artista Miquel Barcelò.

– A Salle des Pas Perdus, a partir da qual você pode ver a Esfera Armilar e o monumento comemorativo da conquista do espaço. Daqui também é possível avistar o Mont-Blanc.

– O Assembly Hall, o maior salão do Palais des Nations.

– A Câmara do Conselho, onde muitas negociações históricas importantes foram realizadas, com murais de José Maria Sert (disponível esporadicamente).

– Presentes (obras de arte, mobiliários etc.) de vários países ao Escritório das Nações Unidas em Genebra.

– Durante o passeio, os guias informam sobre as atividades atuais das Nações Unidas. Eles também contam sobre a história do Palais des Nations, antigamente a sede da Liga das Nações.

Realmente o prédio é lindo! Recheado de histórias e obras de arte! Eu fiz a visita guiada à ONU de New York também. E se você me perguntar de qual eu gostei mais, não saberei te dizer. Segundo o guia, nenhuma sede da ONU é mais importante que a outra. As duas se complementam.

E adivinha o que tem no final da visita? Gift shop! Adooooooro!

Antes de fazer sua visita guiada, veja o calendário e horários no site oficial da ONU:

https://www.unog.ch/80256EE600581D0E/(httpPages)/5ADC7FB14E2750BD80256EF7005848A2?OpenDocument

Visita guiada na ONU

 

  • Place du Molard

É uma rua transversal à Rue de la Croix-d’Or e à Rue du Rhône. A loja de departamento Globus fica nessa rua. É um local interessante. A rua possui uma espécie de luzinhas no chão com saudações em diversos idiomas.

Place du Molard

 

Saudação em inglês na Place du Molard

 

  • Vieille Ville (Cidade Velha)

Muitos prédios históricos e igrejas ficam nessa região. Cheia de ruazinhas e ladeiras, o legal é caminhar bastante e ir descobrindo cada cantinho da Cidade Velha. Vou contar um pouco do que a gente vê nessa região:

 

Place du Bourg-de-Four

Um lugar super agradável no coração do Centro Histórico. Se tiver tempo, sente em um dos cafés e restaurantes com mesinhas na rua e aprecie o “way of life” de Genebra.

Place du Bourg-de-Four

 

Cathédrale Saint Pierre de Genéve

Foi construída no século XII. Inicialmente era católica, mas no século XVI após a Reforma Protestante e se transformou na principal igreja protestante de Genebra. Se quiser apreciar uma bela vista da cidade, é possível subir 157 degraus das torres que levam ao topo da Catedral.

Endereço:

Place du Bourg-de-Four 24, 1204 Genève

www.saintpierre-geneve.ch/

Horários de funcionamento:

De 1° de outubro a 31 de maio

De segunda a sábado: das 10:00 às 17:30

As torres ficam abertas das 10:00 às 17:00

Domingo: das 12:00 às 17:30

As torres ficam abertas das 12:00 às 17:00

De 1° de junho a 30 de setembro

De segunda a sábado: das 9:30 às 18:30

As torres ficam abertas das 9:30 às 18:00

Domingo: das 12:00 às 18:30

As torres ficam abertas das 12:00 às 18:00

Ingressos: A entrada é gratuita na Catedral. Mas se quiser subir às torres, o ingresso é de CHF 5 para adultos e CHF 2 para crianças. 

Cathédrale Saint Pierre de Genéve

 

Sítio arqueológico da Catedral de Saint Pierre

Não consegui ir, mas há um sítio arqueológico no subterrâneo da Catedral.

Horário de funcionamento: Diariamente: das 10:00 às 17:00
Ingressos: Adultos pagam 8 CHF e crianças pagam 4 CHF.

 

– Archives d’Etat (Arquivos do Estado) / Antien Arsenal (Antigo Arsenal)

Os canhões são uma lembrança de quando Genebra precisou se defender. Atualmente, o prédio abriga os Arquivos do Estado.

O antigo arsenal foi construído no século XVII. Cinco canhões exibidos. O prédio agora abriga os Arquivos do Estado de Genebra. Nos muros, você pode admirar três afrescos que representam momentos da história de Genebra.

Os canhões do Archives d’Etat

 

– Parque Promenade de la Treille

Um banco de madeira de 120 metros de comprimento, o maior banco de madeira do mundo estende-se ao longo de toda a Promenade de la Treille. Daí tem-se uma vista panorâmica do Parc des Bastions e da Place de Neuve.

O maior banco de madeira, no lado esquerdo da foto.

 

    • Parc des Bastions

    Seguindo o Place du Bourg-de-Four, passamos pelo Parque Promenade de la Treille, descemos a Rampe de la Treille e chegamos ao Parc des Bastions.  Próximo à entrada do parque encontramos tabuleiros gigantes de dama e xadrez.

    Ao fundo, o tabuleiro de xadrez gigante.

    No Parc des Bastions também ficam a Université de Genève / Uni Bastions e o Mur des Réformateurs (Muro dos Reformadores), onde estão as estátuas dos principais personagens responsáveis pela Reforma Protestante como João Calvino e Guillaume Farel. 

    Parc des Bastions

     

    Uni Bastions

     

    Muro dos Reformadores

     

    • Place de Neuve

    Atrás dos muros da cidade velha  e em frente ao Parc des Bastions está a Place de Neuve com a Statue du Général Genevois Henri Dufour, herói nacional da Suíça.

    Aqui também estão o Grand Theatre de Geneve e o Museu Rath (inaugurado em 1826, foi o primeiro museu do país a ser aberto ao público). O famoso Café Lyrique também fica aqui pertinho (12, Boulevard du Théâtre).

    Grand Theatre de Geneve

     

    • Museum d’Histoire Naturelle (Museu de História Natural)

    O museu fica na Route de Malagnou 1, bem pertinho do hotel em que fiquei. Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Para as exposições permanentes, a entrada é gratuita.

    Pelos 4 andares do museu, encontramos representações da fauna regional, mamíferos e pássaros do mundo, batraquianos, répteis, insetos e outros invertebrados, minerais da geologia do país e a reconstituição de Lucy. Tem até diamantes do Brasil!

    Apesar dos 4 andares, achei o museu pequeno. Mas é bem bonito. E sempre é bom visitar um museu. Bom, eu sou suspeita para falar, pois gosto de museus…rsrsrsrs…

    http://institutions.ville-geneve.ch/fr/mhn/

    Museum d’Histoire Naturelle

     

    Diamantes do Brasil!

     

    • Basilique Notre-Dame de Genève (Basílica Nossa Senhora de Genebra)

    É o principal santuário católico de Genebra. Não consegui conhecer a igreja por dentro.

    Basilique Notre-Dame de Genève

     

      • Gare Cornavin Train Station

      Foi construída em 1858. É a principal estação ferroviária de Genebra e a quarta da Suíça. O local também abriga diversas lojas e vale a visita.

      Gare Cornavin

       

      • Téléphérique Salève

      É o teleférico que leva ao Mont Salève, que fica em território francês. Fiz esse passeio no meu penúltimo dia de viagem, mas era como se fosse o último, pois no último dia mesmo saímos do hotel ainda de madrugada já que nosso vôo de volta para casa era super cedo. Era um sábado e meu marido não estava trabalhando, então pudemos fazer esse passeio juntos.

      É bem simples chegar até lá. Em Genebra pegamos o ônibus da linha 8 (Veyrier-Douane) e em menos de meia hora sdescemos no ponto final, a poucos metros da fronteira. Atravessamos a fronteira a pé. Não fomos parados e nem nos pediram documentos, mas é sempre bom andar com os nossos documentos.

      Como o Mont Salève fica em território francês, a moeda é o euro. Mas também aceitam francos suíços e foi assim que pagamos nossos ingressos. O preço varia conforme a idade e se você quer apenas ida ou ida e volta. O maior valor é de 11,30 euros. É possível comprar os ingressos online e verificar os preços no site oficial: www.telepherique-du-saleve.com

      O teleférico parte de 12 em 12 minutos. O horário de abertura é 09:30, mas o encerramento varia conforme a época do ano, podendo ser às 17h (de 14/12 a 31/03), 18h (de 01/10 a 11/11), 19h (de 01/05 a 30/09) ou 23 horas (de 01/05 a 30/09, às quintas, sextas e sábados). O passeio de bondinho é bem suave. Tivemos a sorte de ter um dia claro e até com um solzinho tímido. O Mont Salève fica a uma altitude de 1097 metros. A vista de Genebra lá de cima é simplesmente deslumbrante!

      No Mont Salève podem ser feitas caminhadas, ciclismo, piquenique etc., mas nós só apreciamos e vista, lanchamos cachorro quente e suco e compramos postais e imãs de geladeira.

      O banheiro deixou a desejar. É daqueles que homens e mulheres frequentam o mesmo banheiro. De longe dava para sentir o cheiro de urina. Como tínhamos um percurso relativamente curto de volta ao hotel, preferi voltar com vontade de fazer pipi do que usar aquele banheiro fedido.

      Téléphérique Salève

       

      Mont Salève

       

      • Geneva Pass

      Eu não utilizei esse recurso, mas é possível comprar um passe, o Geneva Pass, que dá direito a 53 atrações gratuitas ou com descontos

      As opções são o Geneva Pass por 24, 48 ou 72 horas, sendo os preços os seguintes: 20,80 CHF, 29.60 CHF e 36,00 CHF, respectivamente. Atenção: Os preços informados estão com 20% de desconto e são válidos até janeiro/2019.

       

      RESTAURANTES

      Confesso que não sou muito aficionada por restaurantes e nem por fotografar as comidas. Também não gosto de experimentar comidas extravagantes ou exóticas, pois tenho medo de passar mal e estragar a viagem…rs.. A comida de Genebra não me pareceu muito apetitosa, o frango tem uma cor esquisita. Para não ter erro, fiz alguns lanchinhos no Mc Donald’s. Mas os restaurantes que mais gostei foram os seguintes:

      • La Trattoria Da Tonino

      Cozinha italiana. Os pratos são bem servidos. Jantei um espaguete delícia! O ambiente é legal e tem um quadro interessante em uma das paredes com cédulas de vários países. Fica na 1 Rue de la Servette1201. Abre de segunda a domingo, as 11:30 às 14h e das 18:30 às 23h. http://www.latrattoria.ch

      • Le Gruyérien Plainpalais

      Serve pratos locais e fondues. Eu fui para o fundue (que por sinal, é uma delícia!). Foundue de queijo servido com pães e batatas. E a sobremesa foi uma surpresa deliciosa: meringues avec double-crème de la gruyère (merengues com creme duplo de Gruyère). O preço era por volta de 60 francos suíços por pessoa e no valor estava incluído o vinho, café e aguá. Fica na Boulevard de Saint-Georges 65, 1205. Funciona de segunda a sábado das 10:00 às 15:00 e depois das 18:00. http://www.le-gruyerien.ch

      Fondue no Le Gruyérien Plainpalais
      • Globus

      É uma grande loja de departamentos e tem, inclusive, restaurante. Lanchei um sanduíche com suco de laranja em uma das mesinhas que ficam na deliciosa Place do Mulard.

      • Pizzeria Ristorante Molino

      Mais um restaurante italiano. O clima é romântico com velas nas mesas. Pedimos pizzas. Deliciosa, porém enoooooorme! Só consegui comer a metade. Fina na Place du Molard 7, 1204. https://molino.ch/en/pizzeria-ristorante-molino-molard

        Pizzeria Ristorante Molino

         

        COMPRAS

        • Rue de Rive / Rue de la Croix-d’Or

         Rue de Rive e Rue de la Croix-d’Or são continuação uma da outra. São umas das principais ruas da parte mais antiga da cidade e são ruas comerciais, com lojas como C&A, Fnac, Apple Store, Franz Carl Weber, Nespresso Boutique, Victorinox Boutique Principale, Esprit, Diesel, Guess, dentre outras.

        Rue de Rive
        • Rue du Rhône

        Também é uma rua comercial, porém menos acessível do que a Rue de Rive, pelo menos para a maioria dos simples mortais… como eu. Lá estão lojas como Christian Louboutin, Armani, Tiffany & Co, Cartier, Hermès, Patek Philippe, Chanel, Bucherer, Prada, dentre outras.

        • Manor

        É uma loja de departamentos. Tem de tudo, tudo mesmo! Roupas e sapatos femininos, masculinos e infantis, brinquedos, bolsas, perfumes, relógios, joias, maquiagens, doces, chocolates (os famosos chocolates suíços!) e até refeições. Eu costumo falar que a Manor é uma espécie de Macy’s de Genebra, só que beeeeeem mais caro! (Macy’s é uma loja de departamentos famosa nos Estados Unidos). Fica na Rue de Cornavin 6.

        Manor
        • Apple

        Localizada na Rue de Rive. Não é uma loja gigante, mas é uma boa loja. Não sei dizer se os preços são muito mais caros que nos Estados Unidos. Eu entrei rapidamente pois precisava comprar um adaptador para o meu Ipad.

        • C&A

        Localizada na Rue de la Croix d’Or (que é a continuação da Rue de Rive), uma das principais ruas de Genebra. Foi engraçado pois eu não sabia que havia C&A em Genebra e quando entrei na loja estava tocando Lepo Lepo…rsrsrsrs… E a caixa que me atendeu era brasileira.

        • Ives Rocher

        Loja de cosméticos, no cruzamento na Rue de la Tour-Maîtresse com Rue de Rive. Adoro os sabonetes líquidos, sabonetes em barra e cremes para as mãos dessa loja.

        • Swatch

        Em se tratando de Genebra, é uma loja “acessível” e com lindos modelos de relógios.  Fica na Rue de la Croix d’Or.

        • Franz Carl Weber

        É uma linda loja de brinquedos e é a mais famosa da cidade. Também na Rue de la Croix d’Or.

        • Gare Cornavin

        Gare Cornavin é a famosa estação de trem e lá também tem muitas lojas.

         

        Espero que as dicas possam ajudar um pouco a quem estiver planejando uma viagem à Genebra. Até o próximo post!

         

        Siga-nos em nossas redes sociais:

        . Instagram – https://www.instagram.com/coisasdeturista/

        . Facebook: https://www.facebook.com/coisasdeturista

        . Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmAsSeOWeZo4FY4t5j2o0LA?view_as=subscriber

        Deixe uma resposta

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *