América do Sul,  Argentina,  Buenos Aires

O que fazer em Buenos Aires: 10 turistadas imperdíveis!

Buenos Aires, a capital da Argentina, é um destino turístico incrível. Primeira viagem internacional de grande parte dos brasileiros, essa cidade desperta paixões em muitos turistas. Mas nem em todos. Um amigo diz que de tão turística que é, e ele já viu tantas fotos nas redes sociais que  acredita que já conhece a cidade e perdeu o interesse pelo destino. Uma outra amiga diz não ter interesse por coisas muito turísticas e esteve recentemente Buenos Aires e diz não ter entendido porque brasileiros vão tanto lá.

Bem, eu estive em Buenos Aires duas vezes. Em 2012 e agora em agosto de 2018. Ao contrário dos meus amigos citados acima, não esgotei minha vontade de voltar a cidade, caso exista oportunidade. Por falar em oportunidade, minhas duas visitas ocorreram justamente por conta disso, não foram planejadas nem sonhadas. Simplesmente aconteceram. Tinha dias livres e numa breve pesquisa de destinos que eu pudesse ir utilizando poucas milhas e dias, Buenos Aires surgiu como a melhor opção.

Na primeira vez fiquei 4 dias na cidade e na segunda 5. Quando comecei a escrever esse post a ideia era dar dicas do que fazer pela segunda vez na cidade, mas depois eu descobri que eu fiz coisas que as pessoas não costumam fazer de cara logo na primeira visita e fiz coisas mega básicas na segunda. Juntando as duas experiências apresento a vocês o meu top 10 das coisas pra fazer em Buenos Aires. Assim, sendo sua primeira, segunda ou enésima vez na cidade, você pode dar uma olhada aqui pra escolher algum programa pra fazer ou refazer.

Se você espera uma lista pitoresca e com programas diferentões, sinto decepcionar. Aqui vamos dar dicas beeem turistonas dessa cidade que é turística com força. Quem sabe numa terceira visita pode sair essa listinha diferentona? Por hora eis o nosso Top 10:

1- Ir a um show de Tango

Encabeçando nossa lista temos esse clássico, que tem que ser feito! Existem inúmeras casas que fazem apresentação de Tango. Você pode contratar ainda no Brasil. Eu fiz em minha primeira visita em 2012. Contratei em uma das inúmeras agências na Calle Florida junto com outros passeios. O nome da agência era Deportrip. Fomos numa casa chamada Sabor a Tango e escolhemos a opção com jantar, na época custou 230 reais por pessoa. Chegamos mais cedo um pouco e participamos de uma aula de tango. O jantar foi muito bom, com entrada, prato principal e sobremesa. A comida era gostosa e o vinho foi reposto todo o tempo, sem miserê. O show foi lindo. Programa portenho bem pra turista.

Aquela foto mega clássica pra turista nenhum colocar defeito.

2 – Comer num bom restaurante de carne

Fizemos isso de forma planejada somente na segunda visita. Na primeira comemos carnes excelentes, mas acredito que qualquer “prato feito” em Buenos Aires tenha uma excelente carne. Esse ano escolhemos o La Cabrera, tentamos fazer uma reserva por whatsapp, mas acabou não dando certo. Tentamos a sorte e conseguimos vaga, mas aconselho você a fazer reserva (dá pra fazer pelo site). Comemos tanto que eu deveria estar sem comer até agora para compensar.

O melhor é que a maior parte das coisas era cortesia. Queria comer isso todo dia.

3 – Passeio de Barco pelo Rio Tigre

Tigre fica a pouco mais de 30 km de Buenos Aires. Fiz esse passeio em 2012. Compramos na Deportrip junto com os demais passeios. O ônibus nos buscou no hotel e antes de chegar ao Delta, paramos na cidade de San Isidro mas a visita por lá foi dessas bem estilo excursão. Descemos do ônibus, fotografamos a Catedral, comprei um licor artesanal divino de Doce de Leite e voltamos para o ônibus. O passeio no Delta do Rio Tigre é superinteressante, você vai passeando de barco e conhecendo um pouco mais de uma rotina bem diferente da nossa, na qual tudo se faz de barco. Pois as ruas são os de água. Tem barco supermercado, barco lixeiro, barco escola. Tem várias modalidades de barco para realizar esse passeio e a dica é verificar bem direitinho quando contratar. Eu entendi que meu barco era estruturado e com serviço de bordo, mas acabou não sendo assim. Somente essa parte deixou a desejar no passeio.

Barco supermercado.

 

4 – Visita guiada no Teatro Colon

Quando estive em Buenos Aires da primeira vez eu ainda não era a louca do roteiro e como foi tudo muito de última hora, não inclui essa visita na minha lista. Da última realizamos a visita guiada que recomendo muitíssimo. Os ingressos podem ser comprados com antecedência pela internet, melhor opção se sua agenda estiver apertada. Apesar de haver saídas a cada 15 minutos eu fui comprar os ingressos na bilheteria (só é possível pagar em espécie, em pesos) e só tinha disponibilidade pra mais de duas horas depois. Então se você se interessa por esse tipo de programa, o melhor é planejar direitinho alguma coisa entre a compra do ingresso e a hora da visita ou comprar antecipado.

Interior do teatro.

5 – Feirinha de San Telmo

Esse é um clássico tão clássico quanto o show de Tango. Mas como na minha primeira visita não fiquei na cidade até domingo, só pude fazê-lo agora. A feira é enorme e começa na Plaza Dorrego e se você caminhar por toda ela (na verdade pela extensão da original) como eu fiz, vai sair na Plaza de Mayo.

Se você é um grande apreciador de antiguidades, bugigangas ou não resiste a um souvenir, mas não quer gastar seu inflacionado peso com tudo o que for vendo, a dica é: não leve muito dinheiro! Se levar vai encontrar com o que gastar! Além disso o clima da feira é ótimo, tem apresentações de música, tango, etc. Também é em San Telmo que está a famosa escultura da Mafalda e seus amigos. Então, como bom turista não deixe de ticar esse item da sua lista de turistadas.

Foto com a Mafalda? Tem que ter!

6 – Conhecer o estádio La Bombonera

Pra quem gosta de futebol esse programa é imperdível. Os argentinos são, assim como nós, loucos por esse esporte e o estádio do Boca Juniors representa bem isso. Mesmo que você não seja um apaixonado por futebol, a visita compensa. Conselho: eu fui no mesmo dia do City Tour (que comprei pela Deportrip, na Calle Florida) mas não recomendo. A guia fez observações pra não aceitarmos fazer as fotos que eles oferecem em virtude do horário pra retornar ao ônibus, eu obedeci e recusei a foto no gramado com a réplica da Taça da Libertadores. Depois, eu me arrependi muito pois paguei pra entrar no local, provavelmente não retornarei e não terei nova chance de fazer isso. Então anota a dica: se quiser aproveitar sem pressa, não vá ao estádio no passeio de City Tour. O estádio fica no bairro La Boca no qual tem a rua mais famosa de Buenos Aires que é a Caminito, há diversos restaurantes no local, mas eu apenas tirei fotos nas casinhas coloridas e retornei ao ônibus. Não só pelo horário da guia corre corre, mas porque dizem que não compensa comer na região, pois tudo é muito pega turista: caro e sem valer a pena pela qualidade.

Eu sou flamenguista, mas nesse ano o Corinthians tinha acabado de ganhar a Libertadores do Boca. Meu cunhado me deu essa camisa e eu fui abusadamente com ela até a Bombonera.

7 – Museo Evita

Localizado na Calle Lafinur, 2988 estive no Museu Evita em minha última visita a Buenos Aires e foi um dos lugares que mais gostei de visitar. Importante peça na história da Argentina, no Museu você conhece a história de Eva Peron e através dela, uma importante parte da história da Argentina. Na minha primeira visita a cidade, não quis ir ao cemitério da Recoleta, mas dessa vez, após a visita ao museu, minha opinião mudou e foi fundamental ter estado no lá antes da “tour” no cemitério, pra sentir de forma mais intensa a devoção das pessoas que até hoje deixam presentes e flores no túmulo de Evita.

Fachada do Museu da Evita

8 – Puerto Madero

O bebezinho entre os bairros portenhos foi revitalizado na década de 1990 e é considerado um dos projetos de renovação urbana mais bem sucedidos do mundo, servindo de inspiração inclusive pra revitalização da Zona Portuária aqui do Rio de Janeiro. Em 2012 o passeio do City Tour poderia ser encerrado por lá, então optamos por descer e jantar no local. Andando pelo bairro fizemos amizade com mais 3 casais de brasileiros e acabamos jantando todos juntos. Esse ano, finalizei o meu domingo por lá (o mesmo domingo que começou na feirinha de San Telmo – fiz todo o trajeto a pé e tô cansada só de lembrar, hehe) também com a intenção de jantar num dos diversos restaurantes do local. Puerto Madero tem museus, restaurantes, reserva ecológica, cassino, ou seja atrações não faltam nesse pedaço da cidade a qualquer hora do dia. Ele só não pode é ficar de fora do seu roteiro.

Eu não sei quem são essas pessoas. Nunca mais vi.

9 – Jardin Japones e El Rosedal

Na primeira vez que visitei a cidade, como fiquei pouco tempo e contratei muitos passeios pela agência de turismo, não pude conhecer o Jardim Japonês. Dessa vez esse passeio foi feito após a visita ao Museo Evita (dá pra ir a pé) o lugar é maravilhosamente bem cuidado. Nele fica um restaurante (de comida japonesa) que dizem ser um dos melhores na cidade, mas não chegamos a comer lá (a gente só queria comer carne, e carne e carne). Apesar de bastante cheio o lugar tem uma vibe bem oriental e um centro cultural. Ele fica numa região de Buenos Aires conhecida como Bosques de Palermo que compreende o Jardim, o Paseo el Rosedal e o Jardim Botânico. Não visitamos esse último, mas na sequencia do Jardim seguimos para o Paseo El Rosedal, mesmo sabendo que era inverno e que não teriam flores. Mesmo sem as flores o lugar é bem bonito e vale a visita (nem que seja pra jurar voltar e ver com as rosas).

Rosedal sem as rosas

10- The Argentine Experience

Na busca por atividades para fazer esse ano na cidade, me deparei com esse restaurante que oferece um jantar diferentão no qual você põe a mão na massa, preparando empanadas e alfajores e vai aprendendo um pouco mais sobre os costumes locais, como a forma correta de pedir o ponto da carne. Também prometia degustação de vinho e nas avaliações na internet diziam que era muito bom e não havia miserê. Bem, estou colocando essa experiência no meu top 10, mas com ressalvas. O restaurante promove realmente uma noite muito agradável, comida saborosa e bons vinhos (servidos com moderação, chegaram a querer trocar a nossa taça antes de terminarmos), mas achei pelo preço que se paga eu esperava bem mais. Os jantares são coletivos e assim dividimos também algumas coisas como massa e recheio de empanada e alfajor, esse último eu fiquei sem pois fui ao banheiro e a senhora que dividia o material comigo comeu tudo! E não tinha mais! Bem, paguei a módica quantia de 85 dólares por pessoa por esse jantar e com certeza não foi com intenção de ficar sem sobremesa. Por isso aconselho a ir somente se você puder dispor dessa grana de boas, aí será bem bacana. Não vá contando em comer o justo pelo que você está pagando porque é realmente caro demais para o que oferece.

Tem que usar o chapeuzinho pra entrar no clima.

Bem gente, esse foi o Top 10 criado com todo carinho pra auxiliar sua visita a Buenos Aires. Tem muitas outras coisas que valem a pena na cidade e eu tenho muitas coisas pra contar ainda da comparação das minhas duas visitas, mas isso será assunto pra outro post!

Você já esteve em Buenos Aires? Acha que tá faltando aí uma atração imperdível? Conta pra gente aí nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *